Principais Substâncias Nutricionais

As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo. Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se perdem pelo processo de cozimento do alimentos. São conhecidas cerca de 17 vitaminas, sendo os principais:

 

Vitamina A

Mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. Sua carência na alimentação resulta em pertubação visuais, escamação da pele, ressecamento da garganta, cabelos quebradiços e cegueira noturna.

EX.: Abacate, abóbora, acelga, brócolis, caju, cenoura, chiória, espinafre, mamão, manga, melão e pêssego.

Vitamina B1 (Tiamina)

Regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. Sua carência resulta em Inapetência, dificuldade digestiva, dores musculares e ebilidade nervosa. Em casos extremos, pode ocorrer Berbéri.

EX.: Amêndoa, amendoim, arroz integral, aveia, castanha-do-pará, lêvedo de cerveja.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral; contribui também na manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Sua carência resulta em lesões na língua,nas mucosas da boca, e em redor do nariz; torna os lábios secos e língua avermelhada; pode causar distúrbios oculares, tais como catarata e glaucoma.

EX.: Abacate, amêndoa, amendoim, brócolis, castanha, espinafre, feijão branco. lêvedo de cerveja.  

Vitamina B5 (Niacina)  

Assim como as demais Vitaminas do grupo B, a Niacina age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. Sua carência resulta em dermatose, diarréia e manchas da pele.

EX.: Amendoim, castanha-do-pará, lêvedo de cerveja, pimentão, trigo integral.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Também age sobre as células nervosas e os tecidos da pele.

EX.: Farelo de trigo (fibra), germe de trigo, leite, lêvedo de cerveja, melado de cana.

Vitamina B12 (Cobalamina) 

Combate os vários tipos de anemia, Atua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e pertubações nervosas.

EX.: Amêndoa, batatas, cereais integrais, germe de trigo, leite, lêvedo de cerveja, hortaliças de cor verde. 

Vitamina C (ácido Ascórbico)

Fortalece o sistema de defesa do organismo e os capilares sangüíneos. Sua carência resulta em resfriados , alergias e debilidade geral; as carências crônicas podem causar escorbuto e depressão mental.

EX.: Abacaxi, acerola, alface, alho, cau, cebola, espinafre, laranja, limão, pimentão.

Vitamina D (D1, D2, D3)

Regula a absorção de cálcio e fósforos. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, osteoporose e amolecimento dos ossos. 

EX.: Banho de sol, gema de ovo, leite e derivados.

Vitamina E

É responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultar em abortos involuntários, esterilidade e dores musculares.

EX.: Abacate, alface, amendoim (óleo), banana, couve, germe de trigo, soja.

Vitamina H

Proporciona saúde e beleza à pele; é também indispensável na coordenação motora. Sua carência resulta em caspa, debilidade geral, dores musculares, eczema, seborréia e sonolência excessiva.

EX.: Arroz integral, aveia, banana, germe de trigo, leite, lêvedo de cerveja.

Vitamina K

Foralece os vasos sang¨´ineos, favorece a coagulação do sangue e mantém oo equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em hemorragia.

EX.: Algas marinhas, cebola, cenoura, couve, espinafre, iogurte natural.

Vitamina P (Ácido Cítrico)

Tem função parecidas com as do vitamina C (Ácido scóbico). Além disso, proporciona resistência aos vasos sangüíneos, aos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Sua carência resulta em escorbuto e pre-disposição às infecções.

EX.: Cidra, laranja, lima, limão , tangerina.

Fibras

Substância presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no proceso gastrointestinal.

EX.: Arroz integral, aveia, cevada (grão), centeio, ervilha germe de trigo, grão de bico, lentilha, milho, macarrão integral, soja, trigo integral.

Cálcio

Substância responsável pelo formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da vitamina K e coodena as funções do sódio e do potássio.

EX.: Caruru, melado, cominho, ovos, couve, soja (farinha), leite (vaca ou cabra).  

 

Fonte: Medicina alternativa de A a Z.